MISHTO!

capa

Criaturas imagináriasemcenário ciganopovoam as páginas Mishto!
Ilustrador Guilherme Petreca apresenta Mishto!, lançamento da editora Edda.

O Romani é o idioma falado por ciganos em diversos países. É dele também que provém a palavra que fornece nome e sentido a mais um dos artbooks e que intitula o novo livro do artista e ilustrador Guilherme Petreca. Mishto!, lançamento da editora Edda, uma obra repleta de criaturas imaginárias, linhas expressivas e um leve toque de arte oriental.

Segundo o autor, a escolha do título se deu pela grande influência que outras culturas, obras e artistas exercem sobre seu trabalho. “Assim como o povo cigano, as ilustrações têm a marca de diversos países, culturas e hábitos. Sua tradução seria algo como bom, bonito, bem”, conta Petreca.

O livro é um compilado de ilustrações que convivem em um mundo onde não há limites. Os desenhos não seguem uma narrativa linear, mas possuem relação por coabitarem um universo próprio.“Creio que seja esse o complemento de um para o outro”, comenta o autor. A opção por não utilizar texto em grande parte das páginas permite uma leitura e interpretação livre, já que cada imagem carrega símbolos e metáforas que podem ser percebidas de infinitas maneiras, dependendo da bagagem cultural e pessoal de cada espectador.

Assim como em Galho Seco, lançado em 2013, aqui Guilherme Petreca convida o leitor a mergulhar num universo onírico particular, apresentando a um panorama fantástico de personagens e cenários que compõem Mishto!. 

Sobre o autor – Guilherme Petreca trabalha com desenvolvimento visual para animação, como no longa Uma história de Amor e Fúria e no seriado infantil Dino Aventuras. Queria ser artista plástico, e participou de exposições em SP e RJ, mas parou com esse tipo de expressão artística ao perceber que sua linguagem são os quadrinhos. Seu primeiro quadrinho publicado foi  Galho Seco (2013). Participou dos quadrinhos em conjunto: Gibi Quântico (2014) e Tudo Já Foi Dito (2014). Atualmente dedica-se totalmente aos seus próximos trabalhos: Ye (previsto para o início de 2016), Carnaval de meus Demônios, um artbook e prints, além de trabalhos mais antigos.

 

Veja mais imagens em nosso Álbum no facebook.